Sobre o Curso

Educação Física Licenciatura

Apresentação do curso

O curso de Educação Física da Unesc está a 49 anos contribuindo para a formação de profissionais e professores da área. O curso está em constante modificações para atender as demandas da sociedade, comunidade e as diretrizes do Ministério da Educação. No processo de formação dos futuros profissionais e professores de Educação Física da Unesc, vale ressaltar a qualidade do corpo docente, com a maioria dos professores com mestrado e doutorado na área, qualificando ainda mais o ensino.

O curso conta com vários grupos de pesquisa que desenvolvem projetos e publicações cientificas na área de saúde e da educação. Sobre a extensão podem ser citados grandes projetos como o Tigrinhos, o Programa de Iniciação Desportiva PIDE, entre outros, que oportunizam a comunidade interna e externa a sua participação gratuita. 

No curso de Educação Física da Unesc, os estudantes devem compreender a pluralidade de movimento humano relacionado ao exercício físico, esporte, lazer e a saúde, possibilitando a interação entre o conhecimento técnico-científico e a sociedade, com habilidades e competência para planejar, coordenar, dinamizar e executar serviços, programas, planos e projetos, com criatividade e criticidade, respeitando os valores humanos e éticos.

Formação em Licenciatura – habilita a trabalhar como professor na Escolas de Educação Infantil, Educação Básica (Ensino Fundamental e Ensino Médio) e escolas de Educação Especial e atividades extracurriculares vinculadas à escola.

Formação em Bacharelado habilita para atuar com atividades físicas, nas suas diversas manifestações – das ginásticas, dos exercícios físicos, dos desportos, jogos, lutas, danças, atividades rítmicas, expressivas e acrobáticas, da reabilitação e a ergonomia, do relaxamento corporal, yoga, exercícios compensatórios à atividade laboral, perpassando por outras práticas corporais, tendo como propósito prestar serviços que favoreçam o desenvolvimento da saúde, contribuindo para a capacitação e/ou restabelecimento de níveis adequados de desempenho e condicionamento físico-corporal, hospitais, saúde pública, na gestão esportiva entre outros locais, exceto a escola.

Diferenciais

  • A possiblidade de os graduandos ingressantes a partir de 2022/1 ter a possibilidade de fazer a sua trilha de formação, podendo escolher na segunda metade do curso a habilitação que vai prosseguir (licenciatura ou bacharelado), podendo ainda como um diferencial marcante a oportunidade de cursar as duas habilitações ao mesmo tempo e ter uma formação ampliada em 4 anos, sendo que a segunda habilitação ele paga somente após terminar a primeira formação.

  • O curso de Educação Física da Unesc tem como diferenciais um histórico de mais de 49 anos formando profissionais para toda a região, utilizando de um complexo esportivo com campos de futebol, pista de atletismo, piscina coberta e aquecida, quadras poliesportivas, ginásios de esportes, salas de dança, academia, laboratórios e salas de aula adequados para as aulas e práticas esportivas.

  • Temos um corpo docente qualificado e com dedicação na formação de profissionais para o mercado de trabalho e para continuação do processo de formação como mestrados e doutorados com linhas de pesquisa que dialogam com a formação inicial.

  • Durante o período de formação o graduando terá oportunidade de vivenciar vários cenários de práticas por meio de estágios obrigatórios e não obrigatórios.

  • O curso tem um vínculo muito forte com projetos de extensão interno e externo, os quais nesta nova matriz será inserido como processo de formação dos estudantes, oportunizando uma formação integral e dialógica com a comunidade. Projetos estes que serão desenvolvidos a partir do esporte, do exercício físico e outras ações pedagógicas do movimento corporal.

  • Na pesquisa, atualmente, o curso tem vinculado efetivamente 4 grupos de pesquisa que atuam na realização de estudos com a comunidade de maneira geral, oportunizando aos estudantes a possibilidade de vivenciar estas experiências e ter bolsas de estudos para estas atividades.

  • O Curso de Educação Física da Unesc é vanguarda na inserção dos formados ao mercado de trabalho, seja ao nível local, regional e até mesmo internacional, atuando na área esportiva e relacionado a saúde.

  • Os estágios obrigatórios serão realizados em sua maioria nos espaços da própria Universidade, mas para toda a comunidade, possibilitando o tripé universitário (ensino, pesquisa e extensão), e uma formação ampliada sobre a área.

  • Realização a cada dois anos o Seminário do Curso que tematiza questões apontadas pelos acadêmicos com o intuito de aprofundar e ampliar os conteúdos inerentes a sua formação.

  • Com a preocupação de oferecer aos egressos o necessário apoio para sua inserção no mercado de trabalho e continuidade na formação acadêmico-profissional o Curso organiza formações – na estrutura de cursos de curta duração – que pretendem atualizar os conhecimentos da área. 

  • Possui infraestrutura completa, com 2 ginásios de esportes, piscina semiolímpica coberta e aquecida, pista de atletismo oficial, 2 quadras poliesportiva cobertas, quadra de areia, sala de ginastica, sala de dança, sala de lutas, de tênis de mesa, academia de musculação, salas de aulas climatizadas e informatizadas, laboratórios de anatomia, fisiologia do exercício, de avaliação física e avaliação de força muscular.

  • Possibilidade de realizar pós-graduação latu senso como a residência multiprofissional e com bolsa de estudos vinculado ao Governo Federal. pós-graduação stricto sensu, com várias linhas de pesquisa nos programas de mestrado e doutorado em Ciências da Saúde, Educação e Saúde Coletiva.

  • Alto índice de aprovação em concursos públicos para professores em toda a região;

  • Alta empregabilidade na área do bacharelado, com o esporte, academias, box, estúdios, sistema de saúde pública entre outros;

  • Atividades práticas e incentivo ao acadêmico para participação em diversos eventos de ação comunitária, onde experienciam a educação e atividades físicas, participação e/ou realização de congressos, seminários, cursos, encontros internos e externos.

O que você vai aprender?

A ciência do movimento corporal humano, contextualizados pelos diferentes campos de atuação como, o jogo, os esportes, a dança, a escola, academias, clubes entre outros espaços, fundamentados pelas teorias educacionais e pela avaliação, prescrição e acompanhamento do treinamento para a saúde e rendimento físico esportivo. Sujeito crítico, criativo, atuante e comprometido, que busca conhecer a realidade política, social e econômica no contexto escolar por meio de uma práxis que trabalhe os valores humanos e a ética, a partir da cultura corporal.

Mercado

A formação do curso de Educação Física dialoga constantemente com o mercado de trabalho, ofertando disciplinas e conteúdo que preparam os estudantes para estes locais, atualmente temos diversos ex-alunos atuando em vários lugares do mundo. A formação inicial dá conta da formação de professores de Educação Física Escolar em todos os níveis de ensino, técnicos de esportes (diversos), preparadores físicos, gestores e treinadores de academias, profissionais para atuar na saúde coletiva em todos os níveis, entre outros.

Disciplinas

Bacharelado
(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO I: NOSSO LUGAR E O FUTURO
(NCC)-HISTÓRIA E INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA
(NCC)-GINÁSTICA
(NCC)-FUTEBOL
(NCC)-CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E MOTOR
(NCC)-RECREAÇÃO, CULTURA E LAZER
(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO II
(NCC)-ESTÁGIO I
(NCC)-LUTAS
(NCC)-BASQUETEBOL
(NCC)-ATIVIDADE RÍTIMICA E DANÇA
(NCC)-ANATOMIA HUMANA
(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO III
(NCC)-ESTÁGIO II
(NCC)-HANDEBOL
(NCC)-VOLEIBOL
(NCC)-ESPORTE DE RAQUETE
(NCC)-FISIOLOGIA HUMANA I
(NCC)-EDUCAÇÃO FÍSICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA
(NCC)-ESTÁGIO III
(NCC)-METODOLOGIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS
(NCC)-FISIOLOGIA HUMANA II
(NCC)-ATLETISMO
(NCC)-PROMOÇÃO DA SAÚDE
CINEANTROPOMETRIA
CINESIOLOGIA E BIOMECÂNICA
FISIOLOGIA E BIOQUÍMICA APLICADA AO EXERCÍCIO
INTERAÇÃO COMUNITÁRIA I
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR I
ESTÁGIO IV
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE I
AVALIAÇÃO FÍSICA
ESTÁGIO V
INTERAÇÃO COMUNITÁRIA II
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR II
CAPACIDADE FÍSICA E DESEMPENHO
EXERCÍCIO FÍSICO E SAÚDE II
EDUCAÇÃO FÍSICA E SAÚDE COLETIVA
INTERAÇÃO COMUNITÁRIA III
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR III
ESTÁGIO VI
EXERCÍCIO FÍSICO E DOENÇAS
TREINAMENTO DESPORTIVO
GESTÃO E EMPREENDEDORISMO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
PRÁTICA COMO COMPONENTE CURRICULAR IV
ESTÁGIO VII
Licenciatura
(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO I: NOSSO LUGAR E O FUTURO
(NCC)-HISTÓRIA E INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO FÍSICA
(NCC)-GINÁSTICA
(NCC)-FUTEBOL
(NCC)-CRESCIMENTO, DESENVOLVIMENTO HUMANO E MOTOR
(NCC)-RECREAÇÃO, CULTURA E LAZER
(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO II
(NCC)-ESTÁGIO I
(NCC)-LUTAS
(NCC)-BASQUETEBOL
(NCC)-ATIVIDADE RÍTIMICA E DANÇA
(NCC)-ANATOMIA HUMANA
(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO III
(NCC)-ESTÁGIO II
(NCC)-HANDEBOL
(NCC)-VOLEIBOL
(NCC)-ESPORTE DE RAQUETE
(NCC)-FISIOLOGIA HUMANA I
(NCC)-EDUCAÇÃO FÍSICA E EXTENSÃO COMUNITÁRIA
(NCC)-ESTÁGIO III
(NCC)-METODOLOGIA DAS ATIVIDADES AQUÁTICAS
(NCC)-FISIOLOGIA HUMANA II
(NCC)-ATLETISMO
(NCC)-PROMOÇÃO DA SAÚDE
PRÁTICAS DE ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA I: EDUCAÇÃO INFANTIL
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA I
EDUCAÇÃO FÍSICA E COMUNIDADE I
ESTUDOS INTEGRADORES I
ESTÁGIO IV
PRÁTICAS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA II: ANOS INCIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
METODOLOGIA DO ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA II
JOGOS E BRINCADEIRAS
ESTUDOS INTEGRADORES II
EDUCAÇÃO FÍSICA E COMUNIDADE II
ESTÁGIO V
PRÁTICAS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA III: ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DESENVOLVIMENTO HUMANO: CULTURA E EDUCAÇÃO
ESPORTES DIVERSOS
ESTÁGIO VI
ESTUDOS INTEGRADORES III
EDUCAÇÃO FÍSICA E COMUNIDADE III
FUNDAMENTOS E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
PRÁTICAS DO ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA IV: ENSINO MÉDIO
POLÍTICA, ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
ESTUDOS INTEGRADOS IV
ESTÁGIO VII

Disciplinas Eletivas

ESCRITA ACADÊMICA
INCLUSÃO E LIBRAS
VIDA E FELICIDADE

Exclusivo Acadêmico

TCC

...

Biblioteca

A Biblioteca Central Prof. Eurico Back – UNESC, tem como missão “Promover com qualidade a recuperação da informação, com enfoque no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, associando tecnologias e atendimento humanizado.”

De livre acesso às estantes, a Biblioteca está instalada em uma área de 2.688,50m². O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 22h40 e aos sábados das 8h às 17h.

O acervo de livros, periódicos e multimeios, bem como os serviços de processamento técnico, consulta à base local, registro de periódicos, empréstimo, renovação, devolução e reserva estão totalmente informatizados pelo Programa PERGAMUM, o qual foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da PUC/Paraná - PUCPR. A localização das obras se dá por autor, título, assunto ou palavra-chave.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central tem como objetivo definir e implementar critérios para o desenvolvimento de coleções e a atualização do acervo.

O acervo da Biblioteca é composto por 81.162 títulos e 165.470 volumes de livros, possui 63 assinaturas de periódicos, e acesso a mais de 150 bases de dados pelo Portal de Periódicos da CAPES e outras bases de acesso público. Possui assinatura da Minha Biblioteca, uma base de dados com mais de 10.300 e-books, além das bases de dados UpToDate e RT-Online.

Periódicos Online

Consulta ao acervo

Periódicos e Base de Dados

  • ...

  • ...

  • ...

Estágio

Acesse aqui o site de Estágios

Coordenação

Conheça os coordenadores do curso:

  • Joni Marcio de Farias Coordenador(a)

Tem alguma dúvida?

Fale com a secretaria do curso

Telefone (48) 3431.2653

Ranking
de Avaliações

{{ item.title }}
4 conceito Enade
{{ item.title }}
4 conceito CC

COMO É ESTUDAR AQUI?

Entre no mundo do curso

Dá um play no vídeo


COMO É A ESTRUTURA DO CURSO?

Veja um pouco do que você vai viver aqui

Dá uma olhada nas imagens