Sobre o Curso

Design

Apresentação do curso

A graduação em Design da Unesc tem como objetivo formar profissionais qualificados para atender a demanda em diversos segmentos, industriais, comerciais e digitais. Egressos do curso conquistam uma formação completa, focada na inovação tecnológica e na resolução de problemas.

A proposta principal das atividades pré-profissionais é estreitar o caminho entre o “pensar” e o “fazer” como preconizado desde o surgimento das primeiras escolas de Design, num processo mais aberto, contínuo e colaborativo, onde o resultado certamente irá promover o diálogo maduro com a iniciativa privada. Desta maneira, se constroem novos caminhos para um processo inovador de desenvolvimento de produtos úteis e sustentáveis no cenário catarinense. O curso tem duração de três anos e meio sendo oferecido no turno da noite.

Diferenciais

  • Disciplinas projetuais, com experimentação teórico-prática, desde o primeiro semestre do curso.
  • Dupla titulação com a Universidade de Avellaneda, na Argentina.
  • Parceria com indústrias da região, o que permite pesquisa aplicada de novos produtos com base em situações reais.
  • Oportunidade de atuar em diferentes campos de experimentação, como movelaria, acessórios de moda, calçados, revestimentos cerâmicos, embalagens, tecnologias assistivas, etc.
  • Processo de criação colaborativo e inovador, com o objetivo de desenvolver produtos úteis e sustentáveis no cenário catarinense.
  • Participação em concursos nacionais e internacionais.
  • Corpo docente altamente qualificado, composto por Mestres e Doutores.

O que você vai aprender?

O Bacharelado em Design capacita você para utilizar conhecimentos científicos, tecnológicos e de metodologias de projetos, sendo possível aplicá-los à indústria, à produção artesanal ou à prestação de serviços. No curso, aprende-se a projetar e conduzir experimentos, bem como a interpretar resultados.

Além disso, você será capaz de avaliar o impacto das atividades nos contextos social, econômico e ambiental, de forma que projetos e produtos tenham viabilidade financeira e sustentabilidade em todas as etapas. Essa atuação leva em conta, também, a ética e a responsabilidade profissional.

As disciplinas de Projeto de Produto são  os conectores entre o repertório acadêmico e o contexto industrial e de negócios do ecossistema local, permitindo um ambiente de experimentação e aplicação prática de design e inovação permeando uma sinergia entre as empresas e alunos durante o processo.  São projetos realizados nos campos de experimentação em desenvolvimento de design de produto, como por exemplo a movelaria, acessórios de moda, calçados, revestimentos cerâmicos, embalagens, acessórios e tecnologias assistivas. Estes projetos onde empresas oportunizam uma parceria em diversos campos de pesquisa e experimentação, são também agentes ativos e participativos no processo de Design.

Mercado

O Bacharelado em Design com Habilitação em Projeto de Produtos permite que você atue em diversas áreas do mercado. O foco está no desenvolvimento e na fabricação de bens que diminuam o impacto ambiental e melhorem a qualidade de vida dos usuários.

Designers trabalham em equipes multidisciplinares. Podem se inserir em campos como engenharias, informática, ergonomia, medicina, moda, metal mecânico, mobiliário, cerâmico, de embalagens, de transportes, de revestimentos, de produtos esportivos e de lazer, entre outros.

O uso de metodologias processuais permite uma abordagem sistêmica aos problemas. Em outras palavras, o profissional avalia diferentes aspectos de um fenômeno e pode, a partir daí, propor soluções que garantam o máximo de eficiência com o mínimo de recursos. Trata-se de uma demanda cada vez mais importante na economia global.

Estímulo às ações empreendedoras.

 

Disciplinas

(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO I: NOSSO LUGAR E O FUTURO
INTRODUÇÃO AO DESIGN
COMPOSIÇÃO GRÁFICA
LABORATÓRIO DE DESENHO I
MODELAGEM
(NCC)-ERGONOMIA I
HISTÓRIA E ESTÉTICA DO DESIGN
CRIATIVIDADE E FUNDAMENTOS DA COMUNICAÇÃO VISUAL
LABORATÓRIO DE DESENHO II
PROJETO DE DESIGN I
LABORATÓRIO DIGITAL I
MATERIAIS E PROCESSOS PRODUTIVOS
CIÊNCIAS EXATAS E ESTRUTURAS PARA DESIGN
IMAGENS DIGITAIS E FOTOGRAFIA
PROJETO DE DESIGN II
TÉCNICAS DE PROTOTIPAGEM
MARKETING NO DESIGN
SEMIÓTICA E PERCEPÇÃO
BIÔNICA E ECODESIGN
LABORATÓRIO DIGITAL II
DESIGN EDITORIAL
PROJETO DE DESIGN III
DESIGN THINKING E UX
LABORATÓRIO DIGITAL III
DESIGN SOCIAL
PROJETO DE DESIGN IV
(NCC)-LINGUAGEM DE ÁUDIO E VÍDEO
ERGONOMIA II
GESTÃO DO PRODUTO E DA PRODUÇÃO
DESIGN DE INTERIORES
PROJETO DE DESIGN V
BRANDING
LABORATÓRIO DIGITAL IV
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I
(NCI)-LABORATÓRIO FORMATIVO II
ESTÁGIO
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II

 

Exclusivo Acadêmico

Atividades Complementares

As Atividades Complementares, ou AC, são ações de ensino, pesquisa e extensão, de caráter obrigatório, com carga horária definida na matriz curricular de seu curso, a serem desenvolvidas por você, acadêmico/a, durante o seu percurso de formação, efetivando-se por meio de atividades acadêmicas, científicas, culturais, esportivas, artísticas e de inovação tecnológica.

As Atividades Complementares possuem como objetivo, flexibilizar o currículo do curso e propiciar a você, estudante, a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar para além das disciplinas, programas e projetos que formam o projeto pedagógico do curso, agregando valor a formação acadêmica.

Regulamento atividades complementares

TCC

...

Biblioteca

A Biblioteca Central Prof. Eurico Back – UNESC, tem como missão “Promover com qualidade a recuperação da informação, com enfoque no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, associando tecnologias e atendimento humanizado.”

De livre acesso às estantes, a Biblioteca está instalada em uma área de 2.688,50m². O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 22h40 e aos sábados das 8h às 17h.

O acervo de livros, periódicos e multimeios, bem como os serviços de processamento técnico, consulta à base local, registro de periódicos, empréstimo, renovação, devolução e reserva estão totalmente informatizados pelo Programa PERGAMUM, o qual foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da PUC/Paraná - PUCPR. A localização das obras se dá por autor, título, assunto ou palavra-chave.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central tem como objetivo definir e implementar critérios para o desenvolvimento de coleções e a atualização do acervo.

O acervo da Biblioteca é composto por 81.162 títulos e 165.470 volumes de livros, possui 63 assinaturas de periódicos, e acesso a mais de 150 bases de dados pelo Portal de Periódicos da CAPES e outras bases de acesso público. Possui assinatura da Minha Biblioteca, uma base de dados com mais de 10.300 e-books, além das bases de dados UpToDate e RT-Online.

Periódicos Online

Consulta ao acervo

Periódicos e Base de Dados

  • ...

  • ...

  • ...

Estágio

Acesse aqui o site de Estágios

Coordenação

Conheça os coordenadores do curso:

  • João Luis Silva Rieth Coordenador(a)
  • Bárbara Regina Alvarez Coordenador(a) Adjunto(a)

Tem alguma dúvida?

Fale com a secretaria do curso

Telefone (48) 3431.2706

Ranking
de Avaliações

{{ item.title }}
3 conceito CPC
{{ item.title }}
4 conceito CC

COMO É ESTUDAR AQUI?

Entre no mundo do curso

Dá um play no vídeo


COMO É A ESTRUTURA DO CURSO?

Veja um pouco do que você vai viver aqui

Dá uma olhada nas imagens