Sobre o Curso

Ciências Biológicas - Bacharelado

Apresentação do curso

A graduação em Ciências Biológicas traz, uma proposta que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além de entender os processos e mecanismos que regulam a vida, dando ênfase à melhoria da qualidade do ambiente. O  egresso do curso tem sensibilidade social e preocupação com equilíbrio ambiental, utilizando seu conhecimento para contribuir na solução de problemas socioambientais.

Diferenciais

  • Apresenta-se adequado às Resoluções do Conselho Federal de Biologia nº 300, de 7 de Dezembro de 2012, que estabelece os requisitos mínimos para o Biólogo atuar em pesquisa, projetos, análises, perícias, fiscalização, emissão de laudos, parecere;
  • Infraestrutura com biblioteca, herbário, horto florestal, unidade de zoologia, laboratórios do IPAT, de informática, de Interação Animal Planta, de ecologia de paisagem e vertebrados, de química, de anatomia, de bioquímica, de biofísica, de microscopia, de botânica, de ensino de ciências e biologia;
  • Corpo docente altamente qualificado, composto por doutores e mestres.

O que você vai aprender?

O Bacharelado em Ciência Biológica capacita você para ser capaz de avaliar o impacto das atividades antrópicas nos contextos social e ambiental, de forma que projetos e produtos tenham viabilidade e sustentabilidade em todas as etapas, além disso, estará apto a atuar na área de genética, botânica, zoologia, histologia, manejo de recursos naturais (fauna e flora), educação ambiental e microbiologia. 

Mercado

O Bacharelado em Ciência Biológica permite que você atue em diversas áreas do mercado de trabalho. O profissional tem sensibilidade social e preocupação com equilíbrio ambiental, utilizando seu conhecimento para contribuir na solução de problemas socioambientais.

Pode atuar em pesquisa científica, consultoria, perícia, assessoria técnica, centro de pesquisas, laboratórios, museus, parques ecológicos, jardins botânicos e reserva biológicas. 

Disciplinas

 

Laboratório Formativo I
Biologia Celular
Embriologia e Histologia Animal
História e Filosofia da Ciência
Introdução a Ciências Biológicas, Bioética e Legislação Profissional
Laboratório Formativo II
Anatomia e Morfologia Vegetal
Química para Ciências Biológicas
Biofísica
Introdução ao estudo dos Seres Vivos
Zoologia de Invertebrados I
Química Analítica Ambiental
Geologia
Botânica Sistemática I
Bioquímica
Genética
Zoologia de Invertebrados II
Botânica Sistemática II
Ecologia do Organismo e Populações
Genética de Populações
Técnicas em Biologia Molecular
Ecotoxicologia
Zoologia de Vertebrados I
Estágio I
Ecologia de Comunidades e Ecossistemas
Fisiologia Vegetal
Gestão Ambiental
Zoologia de Vertebrados II
Estágio II
Evolução
Bioestatística
Interação Animal Planta
Prática de campo em Zoologia
Projeto de pesquisa em Ciências Biológicas
Fisiologia Animal Comparada
Prática de campo em Botânica
Estágio III
Botânica Econômica
Ecologia da Restauração
Trabalho de Conclusão de Curso I
Etnobiologia
Direito do Ambiente
Licenciamento Ambiental
Ecologia de Paisagem
Trabalho de Conclusão de Curso II
Fotointerpretação e Geoprocessamento
Educação Ambiental

 

Exclusivo Acadêmico

Atividades Complementares

As Atividades Complementares, ou AC, são ações de ensino, pesquisa e extensão, de caráter obrigatório, com carga horária definida na matriz curricular de seu curso, a serem desenvolvidas por você, acadêmico/a, durante o seu percurso de formação, efetivando-se por meio de atividades acadêmicas, científicas, culturais, esportivas, artísticas e de inovação tecnológica.

As Atividades Complementares possuem como objetivo, flexibilizar o currículo do curso e propiciar a você, estudante, a possibilidade de aprofundamento temático e interdisciplinar para além das disciplinas, programas e projetos que formam o projeto pedagógico do curso, agregando valor a formação acadêmica.

Regulamento atividades complementares

TCC

...

Biblioteca

A Biblioteca Central Prof. Eurico Back – UNESC, tem como missão “Promover com qualidade a recuperação da informação, com enfoque no desenvolvimento das atividades de ensino, pesquisa e extensão, associando tecnologias e atendimento humanizado.”

De livre acesso às estantes, a Biblioteca está instalada em uma área de 2.688,50m². O horário de atendimento é de 2ª a 6ª feiras, das 7h30 às 22h40 e aos sábados das 8h às 17h.

O acervo de livros, periódicos e multimeios, bem como os serviços de processamento técnico, consulta à base local, registro de periódicos, empréstimo, renovação, devolução e reserva estão totalmente informatizados pelo Programa PERGAMUM, o qual foi desenvolvido pelo Centro de Processamento de Dados da PUC/Paraná - PUCPR. A localização das obras se dá por autor, título, assunto ou palavra-chave.

A Política de Desenvolvimento de Coleções da Biblioteca Central tem como objetivo definir e implementar critérios para o desenvolvimento de coleções e a atualização do acervo.

O acervo da Biblioteca é composto por 81.162 títulos e 165.470 volumes de livros, possui 63 assinaturas de periódicos, e acesso a mais de 150 bases de dados pelo Portal de Periódicos da CAPES e outras bases de acesso público. Possui assinatura da Minha Biblioteca, uma base de dados com mais de 10.300 e-books, além das bases de dados UpToDate e RT-Online.

Periódicos Online

Consulta ao acervo

Periódicos e Base de Dados

  • ...

  • ...

  • ...

Estágio

Acesse aqui o site de Estágios

Coordenação

Conheça os coordenadores do curso:

  • Fernando Carvalho Coordenador(a)
  • Mainara Figueiredo Cascaes Coordenador(a) Adjunto(a)

Tem alguma dúvida?

Fale com a secretaria do curso

Telefone (48) 3431.2645

Ranking
de Avaliações

{{ item.title }}
3 conceito CPC
{{ item.title }}
5 conceito CC

COMO É ESTUDAR AQUI?

Entre no mundo do curso

Dá um play no vídeo


COMO É A ESTRUTURA DO CURSO?

Veja um pouco do que você vai viver aqui

Dá uma olhada nas imagens