Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Socioeconômico

Orientadores

O que você procura?

Orientadores 

Alcides Goularti Filho Lattes Email
Dimas de Oliveira Estevam Lattes Email
Giovana Ilka Jacinto Salvaro Lattes Email
Giani Rabelo Lattes Email
Ismael Gonçalves Alves Lattes Email
Jaime Dagostim Picolo Lattes Email
João Henrique Zanelatto Lattes Email
Melissa Watanabe Lattes Email
Rafael Rodrigo Mueller Lattes Email
Reginaldo de Souza Vieira Lattes Email
Silvio Parodi Oliveira Camilo Lattes Emai

Bolsista PNPD/CAPES

Rodrigo Machado Lattes Email


Conheça os temas e áreas de pesquisa de cada docente:

Alcides Goularti Filho
Formação econômica e desenvolvimento regional. História econômica, de empresas e instituições. Logística e sistemas de transportes e serviços no desenvolvimento regional e nacional. Estado, planejamento, sistema de crédito e políticas públicas. 

Dimas de Oliveira Estevam
Desenvolvimento rural e interfaces rural-urbano, educação do campo, políticas públicas, agricultura familiar, cooperativismo, cadeias alimentares curtas e mercados de comercialização alternativos. Reestruturação produtiva e gestão social coletivas. 

Giani Rabelo
Educação e desenvolvimento; trajetórias das políticas públicas educacionais; história das instituições escolares; docência, trabalho e gênero.

Giovana Ilka Jacinto Salvaro 
Relações de trabalho e processos de constituição de sujeitos em organizações rurais e urbanas, nas intersecções com gênero, classe social e geração. Movimentos sociais rurais, relações de trabalho e gênero.

Ismael Gonçalves Alves
História regional e políticas de assistência social; Família e grupos populares urbanos; Assistência à mulher e à criança; Estado de bem-estar, políticas assistenciais e desenvolvimento regional; História da assistência no Brasil; gênero, sistemas assistenciais e filantrópicos. 

Jaime Dagostim Picolo 
Gestão da inovação. Maturidade das capacidades em inovação. Inovação de produtos e serviços. Qualidade em serviços. Cultura de inovação. Maturidade organizacional. Desempenho organizacional. 

João Henrique Zanelatto
Representação e participação políticas, partidos políticos, imprensa, mídia e poder. Sindicalismo e movimento operário; greves; associações e entidades empresariais; movimentos sociais urbanos e rurais, trajetória de trabalhadores.

Melissa Watanabe
Gestão do agronegócio. Uso e mudança do uso da terra. Cadeias produtivas. Estratégias de produção. Biocombustível e bioprodutos. Empreendedorismo. Empreendedorismo social. Tecnologias sociais. Inovação social. Desenvolvimento sustentável. Agenda 2030. Economia circular. Criação de valor compartilhado. 

Michele Gonçalves Cardoso
Educação, trabalho e políticas públicas para a educação básica. Migrações e desenvolvimento socioeconômico. Migrações e mundos do trabalho. Políticas de memória, patrimônio, turismo. Mobilidade, território e cidade. Biografia, identidade e etnicidade.

Rafael Rodrigo Mueller 
Estudos organizacionais. Relações de trabalho e processos educacionais. Teoria crítica. Organizações, tecnologia e sociedade. Epistemologia do trabalho. Educação Tecnológica e Profissional. Políticas para a Educação Básica (Ensino Médio).

Reginaldo de Souza Vieira 
Gestão social e políticas sociais. Estado, Sociedade e Políticas Públicas. Controle social das políticas públicas. Judicialização das políticas públicas. Políticas públicas para as pessoas com deficiência e de saúde. O direito à cidade. Estado, representação e participação política. 

Sílvio Parodi Oliveira Camilo 
Finanças e Estratégia. No campo das finanças, aborda temas de estrutura de capital, alocação de recursos, fontes de financiamentos, inovação financeira por meio de DLT, Blockchain, Crowdfunding, Fintechs, FIDICs. Estratégias competitivas das organizações e os efeitos no desempenho. Governança nas organizações privadas, públicas, terceiro setor e nas cooperativas de crédito de eletrificação. Estudos socioeconômicos e socioambientais setoriais. Práticas de Responsabilidade e Sustentabilidade social e ambiental nas organizações. Estratégias Políticas da Empresas, Regulação, Autorregulação, Arranjos Institucionais e Grupos de Interesses.